domingo, 17 de outubro de 2010

Exposição Cartas de Brasília na mídia



A midia tem divulgado com frequência informações sobre a Exposição Cartas de Brasília. A edição de domingo (17/10) do jornal Correio Braziliense publicou ampla reportagem sobre a Exposição Cartas de Brasília no caderno Cidades. Diversos veículos têm divulgado o projeto, mais abaixo publicamos o link de acesso para todos os conteúdos. Correio Braziliense: Aqui você lê a matéria na íntegra.

A mostra fica em exibição no Museu Vivo da Memória Candanga até o dia 19 de dezembro. Agendamento de visitas guiadas para grupos podem ser feitos no telefone 61-3301.3590. Horário de visita é de terça-feira a domingo das 9h às 17h.

Reportagens sobre a Exposição foram divulgadas na TV Globo- clique aqui para assistir; TV Record- clique e assista; jornal Tribuna do BrasilJornal de Brasília; outra do Jornal de BrasíliaJornal da Comunidade;  e rádios Cultura, Nacional, Band e CBN, além de vários sites, entre eles o Blog da Paola e o Blog da Kátia Maia, Revista Fator Brasil, Portal Terra, Portal Painel Brasil TV, Revista Divirta-se, e Portal Movimento Calango, além da informação ter sido distribuída pela Agência de Notícias do GDF.

Agradecemos o interesse dos editores e repórteres pela exposição, organizada no marco dos 50 anos de Brasília, e que colabora no resgate da história da capital da República. E, mais uma vez, nosso agradecimento especial aos pioneiros que contribuíram para o êxito da mostra ao nos confiarem suas emoções e documentos familiares.

A Exposição Cartas de Brasília tem patrocínio dos Correios (ECT) e apoio do GDF, Caesb e rádio CBN.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Detalhes da Exposição Cartas de Brasília


Foi um sucesso a festa de abertura da exposição no Museu Vivo da Memória Candanga. As fotos de Carlos Henrique/Novo Temporão mostram aspectos da estrutura montada para o evento. A mostra fica disponível ao público até o dia 19 de dezembro. Visitação sempre de terça a domingo, das 9h às 17h. Agendamento para visitas guiadas podem ser feitos no fone (61)3301.3590.

Fica registrado nosso agradecimento ao GDF, em especial ao Secretário de Cultura, Silvestre Gorgulho, à equipe do Museu, à Diretoria dos Correios/ECT e ao seu grupo de eventos e projetos e a todos os amigos e familiares que compareceram à festa.


E, claro, nosso agradecimento muito especial aos pioneiros, que compartilharam conosco e com o público suas cartas, documentos, objetos e recordações para que a Exposição Cartas de Brasília se tornasse realidade.

No final de semana mais fotos serão publicadas pelas curadoras Márcia Turcato (foto abaixo) e Tânia Ribeiro (acima). Hora de entrevista para divulgar o projeto. Nosso agradecimento também para os colegas da imprensa, que acolheram nossa iniciativa e estão produzindo lindas matérias sobre a Exposição Cartas de Brasília.

domingo, 10 de outubro de 2010

Abertura da Exposição Cartas de Brasília


Um lindo sábado de Sol marcou a abertura da Exposição Cartas de Brasília no Museu Vivo da Memória Candanga, em cartaz até o dia 19 de dezembro. Na janela do Museu, um flagrante da festa.

Vários pioneiros estiveram lá para para reencontrar amigos e ver de perto as vitrinas com suas memórias. Passaram pela exposição acompanhados por amigos os seguintes pioneiros e familiares: Teresio Capra, Soni e João, Laudelino e Jurêsdes, Shana, Vânia, Marcello Varella, Zenaide, as irmãos Eloíse e Christine Ururuay, Carlos Magalhães, a D. Irene da Comunha Espírita, casal Rodrigues, Jarbas Marques, família de Celita Mendes e a enfermeira Cacilda.

Abaixo, alguns dos pioneiros, o Secretário de Cultura e nós, da produção. Ao longo da semana publicaremos mais fotos da festa de abertura da exposição.


Nossos amigos, familiares e colegas também participaram da abertura da exposição e, junto com os pioneiros, deram luz à festa. Também passou por lá o poeta José Garcia Caianno, com performances agendadas para a Feira do Livro de Brasília.

A seguir, abertura da exposição no jardim interno do Museu.


Para abrir a exposição contamos com a presença do Secretário de Cultura do GDF, jornalista Silvestre Gorgulho, apoiador do projeto desde o primeiro momento; de Luciana, que representou os Correios (ECT), patrocinador da exposição; e de mais uma Luciana, a diretora do Museu; toda a eficiente equipe de Daiana, da 4 ART, que coordenou a produção, e o pessoal da associação dos "pipeiros" de Brasília. Cartas de Brasília tem ainda o apoio da Caesb e da Rádio CBN.

Na foto abaixo, um passeio entre as vitrinas da exposição.


As crianças se divertiram muito na brinquedoteca. Vários brinquedos típicos das décadas de 50 e 60 estavam disponíveis para às crianças. Tinha até pipa e gente pra ensinar a fazer.


Enquanto os pequenos brincavam, muita gente aproveitou para escrever uma mensagem nos postais e deixar no escaninho para alguém pegar, além de colocar na arca do futuro uma cartinha que será abertura no aniversário de 100 anos de Brasília, em 2060.

Ao lado, conversa entre amigos e pioneiros.

A festa foi muita bonita. Além dos próprios pioneiros e familiares, todos se emocionaram. Tânia Ribeiro, curadora da exposição junto Márcia Turcato, ficou muito emocionada e foi ajudada por uma das filhas, Gabriela, que conclui a fala que ela havia preparado.



Ao final da visitação, um delicioso brunch foi servido, com a marca de qualidade do buffê de Cristina Roberto.

Na foto acima, as curadoras Márcia e Tânia tendo JK por testemunha na festa de abertura da exposição.

As visitas ao Museu são sempre de terça-feira a domingo, incluindo feriados. O Museu só fecha na segunda-feira. Para mais informações e agendamento de grupos guiados é só ligar para 61- 3301.3590. O Museu fica na pista de acesso para a Candangolândia e o Núcleo Bandeirante. Vale lembrar que lá funcionou na década de 50 o Hospital do IAPI. O prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico.

Abaixo, momento de escrever mensagens para o futuro.








Nossa intenção é tornar a exposição itinerante.

Na foto ao lado, o pioneiro Teresio Capra conversa com uma amiga no saguão de acesso à Exposição Cartas de Brasília.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Exposição Cartas de Brasília

A Exposição Cartas de Brasília abre amanhã, sábado, às 10h, no Museu Vivo da Memória Candanga. Eu, Márcia Turcato, jornalista, e Tânia Ribeiro, socióloga, iniciamos o projeto há mais de um ano. Entrevistamos cerca de 30 pioneiros e seus familiares para recontar a história de Brasília a partir da troca da correspondência entre aqueles que viajaram para o Planalto Central para construir a a nova. capital. Na foto ao lado, eu e Tânia testando a arca do futuro, onde ficarão correspondências que serão lidas nos 100 anos de Brasília, em 2060.

Na foto abaixo, Tânia, em visita à exposição na sexta-feira. Últimos preparativos para o grande dia.

Toda essa riqueza de informação estará disponível ao público até o dia 19 de dezembro graças aos apoios que recebemos para dar corpo ao projeto. Assinam a exposição como apoiadores: Correios (ECT), Caesb e Rádio CBN. A coordenação de produção é de Daiana Castilho, da 4ART.

Esta sou eu, tentando sintonizar o rádio utilizado na Copa de Futebol de 1958, na Suécia.

Para mais informações, o telefone do museu é (61) 3301.3590. Esperamos encontrar os amigos do blog na exposição. Até lá.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Exposição abre dia 9, sábado

Faltam menos de 48 horas para a solenidade de abertura da Exposição Cartas de Brasília, sábado, dia nove, às 10 horas, no Museu Vivo da Memória Candanga. A partir de domingo, até 19 de dezembro, a mostra poderá ser visitada pelo público.




A iniciativa conta os 50 anos de Brasília a partir da troca de correspondência entre os pioneiros. Na exposição as cartas estarão disponíveis ao público, assim como fotos, documentos e objetos. Todo o material está sendo tratado com o máximo cuidado. Confira nas fotos feitas hoje, quinta, dia sete.

Nas "janelinhas" do painel da foto abaixo serão exibidos vídeos sobre todos os pioneiros que entrevistamos para o blog. Ao lado de cada "janelinha" estarão disponíveis fones para que todos possam acompanhar as entrevistas feitas, a partir do blog, pela rádio CBN/Brasília.

sábado, 2 de outubro de 2010

Revisitando o paisagista Ney Ururahy


O blog voltou à chácara do paisagista Ney Ururay no Lago Sul para buscar fotos e o que houvesse de marcante das décadas de 50/60 para a exposição Cartas de Brasília, de 10 de outubro a 19 de dezembro no Museu Vivo da Memória Candanga. Como sempre, ele estava debruçado sobre sua prancheta de trabalho. Delegou à filha Christine a tarefa de nos atender e fazer a defesa dos documentos cobiçados por nós.

Não poderia ter entregue a missão à pessoa mais cuidadosa. Museuóloga de formação, Christine estava preocupada com o uso que faremos do material. Fique tranquila família Ururahy, sabemos que temos um verdadeiro tesouro em mãos. As peças ficarão protegidas em vitrinas e vão ajudar a contar a história dos 50 anos de Brasília.

Entre fotos e documentos, Ney exibiu uma garrafa de whisque com a seguinte explicação no rótulo: "Whisque servido no baile de inauguração de Brasília, 21 de abril de 1960". Mas ele não nos emprestou a garrafa. Ney, ainda  há tempo, se você mudar de ideia é só avisar!

Christine deixou aos nossos cuidados algumas preciosidades que os leitores do blog poderão ver no museu, como a foto do primeiro baile de debutantes realizado no Plenalto Central, em 1963, no salão do Brasília Palace Hotel, com os cadetes da Aeronáutica a fazer par com as garotas. E, entre outras fotos, a da primeira casa da família no Lago Sul, na QL 8, quando o lago nem estava cheio. É possível perceber o vazio onde viria se formar o lago. A casa faz parte de um lote de 15 residências que foram construídas em 1958 pela empresa de Ildeu Oliveira, também entrevistado pelo blog.

Na foto acima, Ney, Christine e a neta Manoela.
Observem a parede da direita: um croqui do Memorial JK assinado por Oscar Niemeyer.

Espero encontrá-los na festa de abertura da exposição. Bom fim de semana a todos