segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Cartas para os velhinhos no Natal

A Exposição Cartas de Brasília, até 19 de dezembro no Museu Vivo da Memória Candanga, está realizando uma oficina gratuita com as escolas do Distrito Federal, particulares e públicas, para envio de cartas- escritas pelo visitante, destinadas às pessoas que os estudantes escolherem.


Ainda numa parceria com o Lar dos Velhinhos, parte das escolas está enviando as cartas para os idosos abrigados por aquela instituição com votos de um Feliz Natal e também para estabelecer contato com aquelas pessoas que na maior parte das vezes estão tão isoladas do contato social.

Visite a exposição e deixe lá sua cartinha. Com certeza a mensagem que você escrever fará a alegria de alguém nesse Natal.

O telefone do museu para agendamento de grupos e outras informações é (61) 3301.3590.

sábado, 27 de novembro de 2010

I- José Marinho, o engenheiro do IAPETC



Assinado pelo presidente da República Juscelino Kubitschek, o certificado acima é a prova de que o engenheiro arquiteto José Marinho Pinto Ferreira participou da solenidade de inauguração de Brasília em 21 de abril de 1960. Pioneiro, chegou na futura capital do Brasil em 1957. A família viria depois.

A foto ao lado flagra um momento raro: o fotógrafo é fotografado, é Mário Fontenelle, documentarista oficial de Brasília, clicado no Hotel Palace. Ao seu lado, de calça jeans, o engenheiro José Marinho.


Mais uma foto com a presença de Mário Fontenelle, também no Hotel Palace. As outras fotos, menores, registram a rotina de trabalho do engenheiro José Marinho e momentos com a família.

II- José Marinho, o engenheiro do IAPETC


O engenheiro arquiteto José Marinho Pinto Ferreira, formado pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, Rio de Janeiro, em 1953 e, em 1957, chegou em Brasília para trabalhar na construção da futura capital. Logo depois, em 1959, foi designado como substituo do engenheiro chefe das obras da SQS 107, do IAPETC, em Brasília. Na foto ao alto, sentido horário,o engenheiro na casa do acampamento, a família e os colegas de trabalho.

Concluída a obra, José Marinho foi indicado para exercer a fiscalização de 500 unidades residenciais em Sobradinho, DF, e uma casa na Península do Lago Sul, em 1969. Em 1971 assumiu sub-grupo de fiscalização do GEA, onde estavam afetas todas as fiscalizações ou reformas de obras nos imóveis do INPS.


Quem conta a história do engenheiro é sua filha Regina Hermínia, advogada. Ela, a mãe Nicéa e a irmã Marta Regina vieram para Brasília em 1962. Foram morar no acampamento do IAPETC, formado por um conjunto de simpáticas casas com varandas de treliça.  Algum tempo depois a família mudaria para um apartamento da SQS 307. Acima, Regina Hermínia mostra documentos do pai.

Orgulhosa do pioneirismo do pai, Regina Hermínia exibe fotos e documentos que ajudam a contar parte da história de Brasília.

Alguns desses documentos foram cedidos para o Projeto Cartas de Brasília, outros serão doados para a Biblioteca Central da UnB e um terceiro lote de relíquias irá para o Museu Vivo da Memória Candanga. Esta foi a forma encontrada por Regina Hermínia para homenagear o pai e imortalizar sua vida, seu amor por Brasília e o seu trabalho. A foto ao lado é de uma raridade: a primeira programação do Cine Brasília. Fã de cinema, o engenheiro possuía mais de um projetor e promovia exibições para os amigos. Ele também filmava.



sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cartas de Brasília na MIX TV


Este é o estúdio da MIXTV, em Brasília, funciona na UNIP/Uniplan, quadra 913 Sul. A foto foi feita no dia cinco de novembro, quando eu (Márcia Turcato) conversei com o âncora Pedro Pontes sobre a Exposição Cartas de Brasília e os próximos passos do projeto.

Tânia Ribeiro, curadora  do projeto junto comigo, preferiu não encarar as câmaras nesse dia. A entrevista foi ao ar no dia 17 de novembro às 07 horas pelo canal aberto número 17. Fora de Brasília, a MIX pode ser vista no canal 18. Clique aqui e assista a entrevista na íntegra e fique sabendo tudo sobre o projeto Cartas de Brasília.