quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Cartas de Brasília em recesso


A exposição Cartas de Brasília, aberta à visitação pública de 10 de outubro a 20 de dezembro de 2010 no Museu Vivo da Memória Candanga foi desmontada na segunda-feira, dia 21. O mobiliário seguiu direto para o depósito da produtora 4Art, da Daiana Castilho, e as cartas, fotos e documentos cedidos por pioneiros de Brasília e seus familiares, estão devidamente empacotados e protegidos por papelão e "plástico-bolha".

Vamos prestar contas do evento para nosso patrocinador, os Correios/ECT, neste final de ano, oportunidade em que saberemos se a exposição será remontada no museu da instituição, no Rio de Janeiro. Se nossa previsão se confirmar, a mostra deve ficar no Rio nos meses de fevereiro e março. Também é possível que no mês de abril de 2011, quando Brasília fará 51 anos, que o projeto seja exposto em uma universidade da Capital.

Divulgamos esses prazos para explicar que todo o material cedido para a exposição Cartas de Brasília será devolvido aos proprietários após esses prazos. Vamos devolver tudo pessoalmente e entregar para todos mais exemplares do catálogo do projeto e os postais de Brasília utilizados na divulgação. Agradecemos mais uma vez o empréstimo e confiança no projeto.

O ano de 2010 marcou um momento ímpar em nossas vidas, que foi o de reunir pessoas tão interessantes e com histórias tão ricas para contar. Também foi especial por permitir o encontro de uma equipe de trabalho harmônica, que organizou tudo com tranquilidade e profissionalismo.

Para todos que participaram desse dia-a-dia e torceram junto conosco para o sucesso do projeto Cartas de Brasília desejamos um feliz Natal e que o ano de 2011 seja ainda mais repleto de realizações e amor.

Márcia Turcato e Tânia Ribeiro- curadoras

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

103 anos de Oscar Niemeyer dia 15 de dezembro

A cidade de Niterói, Rio de Janeiro, fará uma grande festa na quarta-feira, 15 de dezembro, para comemorar os 103 anos do arquiteto Oscar Niemeyer. A recepção será no novo prédio da fundação que leva seu nome, inaugurada durante o evento. O homenageado já confirmou presença e trará a família e amigos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente eleita Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral, ministros, deputados, secretários e vários artistas foram convidados. Na ocasião, será distribuída a nova edição da revista “Nosso Caminho”, que o arquiteto coordena.

Para o presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Selmo Treiger, é uma honra para a cidade ter uma comemoração histórica como esta:“Quando falamos para o Niemeyer que entregaríamos a construção em dezembro, ele quis comemorar seu aniversário no local. Para nós, é uma honra, pois esta é uma grande honra concedida pelo maior arquiteto do planeta”, disse.

O arquiteto que tornou possível o sonho do presidente Juscelino Kubitschek- construir Brasília, nasceu no dia 15 de dezembro de 1907.

Clique aqui para ler mais.