sábado, 2 de outubro de 2010

Revisitando o paisagista Ney Ururahy


O blog voltou à chácara do paisagista Ney Ururay no Lago Sul para buscar fotos e o que houvesse de marcante das décadas de 50/60 para a exposição Cartas de Brasília, de 10 de outubro a 19 de dezembro no Museu Vivo da Memória Candanga. Como sempre, ele estava debruçado sobre sua prancheta de trabalho. Delegou à filha Christine a tarefa de nos atender e fazer a defesa dos documentos cobiçados por nós.

Não poderia ter entregue a missão à pessoa mais cuidadosa. Museuóloga de formação, Christine estava preocupada com o uso que faremos do material. Fique tranquila família Ururahy, sabemos que temos um verdadeiro tesouro em mãos. As peças ficarão protegidas em vitrinas e vão ajudar a contar a história dos 50 anos de Brasília.

Entre fotos e documentos, Ney exibiu uma garrafa de whisque com a seguinte explicação no rótulo: "Whisque servido no baile de inauguração de Brasília, 21 de abril de 1960". Mas ele não nos emprestou a garrafa. Ney, ainda  há tempo, se você mudar de ideia é só avisar!

Christine deixou aos nossos cuidados algumas preciosidades que os leitores do blog poderão ver no museu, como a foto do primeiro baile de debutantes realizado no Plenalto Central, em 1963, no salão do Brasília Palace Hotel, com os cadetes da Aeronáutica a fazer par com as garotas. E, entre outras fotos, a da primeira casa da família no Lago Sul, na QL 8, quando o lago nem estava cheio. É possível perceber o vazio onde viria se formar o lago. A casa faz parte de um lote de 15 residências que foram construídas em 1958 pela empresa de Ildeu Oliveira, também entrevistado pelo blog.

Na foto acima, Ney, Christine e a neta Manoela.
Observem a parede da direita: um croqui do Memorial JK assinado por Oscar Niemeyer.

Espero encontrá-los na festa de abertura da exposição. Bom fim de semana a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário