sábado, 27 de novembro de 2010

II- José Marinho, o engenheiro do IAPETC


O engenheiro arquiteto José Marinho Pinto Ferreira, formado pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, Rio de Janeiro, em 1953 e, em 1957, chegou em Brasília para trabalhar na construção da futura capital. Logo depois, em 1959, foi designado como substituo do engenheiro chefe das obras da SQS 107, do IAPETC, em Brasília. Na foto ao alto, sentido horário,o engenheiro na casa do acampamento, a família e os colegas de trabalho.

Concluída a obra, José Marinho foi indicado para exercer a fiscalização de 500 unidades residenciais em Sobradinho, DF, e uma casa na Península do Lago Sul, em 1969. Em 1971 assumiu sub-grupo de fiscalização do GEA, onde estavam afetas todas as fiscalizações ou reformas de obras nos imóveis do INPS.


Quem conta a história do engenheiro é sua filha Regina Hermínia, advogada. Ela, a mãe Nicéa e a irmã Marta Regina vieram para Brasília em 1962. Foram morar no acampamento do IAPETC, formado por um conjunto de simpáticas casas com varandas de treliça.  Algum tempo depois a família mudaria para um apartamento da SQS 307. Acima, Regina Hermínia mostra documentos do pai.

Orgulhosa do pioneirismo do pai, Regina Hermínia exibe fotos e documentos que ajudam a contar parte da história de Brasília.

Alguns desses documentos foram cedidos para o Projeto Cartas de Brasília, outros serão doados para a Biblioteca Central da UnB e um terceiro lote de relíquias irá para o Museu Vivo da Memória Candanga. Esta foi a forma encontrada por Regina Hermínia para homenagear o pai e imortalizar sua vida, seu amor por Brasília e o seu trabalho. A foto ao lado é de uma raridade: a primeira programação do Cine Brasília. Fã de cinema, o engenheiro possuía mais de um projetor e promovia exibições para os amigos. Ele também filmava.



2 comentários: