domingo, 7 de fevereiro de 2010

Tudo escrito na Carta Meteorológica

Meteorologia mostra a aldeia global em que vivemos


O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) começou a monitorar os indicadores de clima de Brasília em 1962. Portanto, temos 48 anos de registros sobre chuvas, temperaturas máximas e mínimas, pontos mais quentes e outras informações importantes para a sociedade e o governo. Está tudo nas cartas meteorológicas dos satélites e nos gráficos e séries históricas do INMET.

Luiz Cavalcanti, chefe da previsão de tempo do Instituto, explica que da fundação de Brasília aos dias de hoje houve uma variação muito pequena de temperatura. Tão pequena que não é significativa. “É impossível apontar uma tendência de aumento de temperatura ou de queda. Para isto precisaríamos ter um acompanhamento de, no mínimo, 300 anos”, diz.

Mas Cavalcanti alerta para o fato dos desmatamentos alterarem o microclima em pontos isolados, como o Sudoeste, o Noroeste e, futuramente, em uma área próxima ao Gama. “A soma dessas alterações, que geram pontos de calor e ficam no entorno de Brasília, poderá contribuir para um aumento de temperatura na cidade”, estima o técnico. Ou seja: tudo se relaciona.

Algumas curiosidades: a temperatura máxima em Brasília foi registrada em outubro de 2008, 35,8 graus C. Antes disto, a mais alta havia ocorrido em 1963, 34,5 graus C. A mais baixa ocorreu em julho de 1975, 1,6 graus C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário