sábado, 20 de fevereiro de 2010

A história da correspondência

Cartas de Brasília conta hoje um pouco da história da correspondência. A origem da carta está relacionada à necessidade do homem em se comunicar. As tabuinhas de argila tiveram um papel importantíssimo no início da história. Foram encontrados em Tell Brank, na Mesopotâmia, tábuas de argila contendo material escrito, datadas em 3.200 a.C, conforme cálculo dos arqueólogos. Provavelmente são essas as inscrições mais antigas.

Ao redor do ano 2.800 a.C, as inscrições haviam sido reduzidas a símbolos convencionais feitos em tábuas de argila em forma de cunha (daí o nome cuneiforme). Logo esta escrita começou a ser usada Egito. Os textos cuneiformes da antiga Babilônia e os textos escritos em estátuas de pedra do império de Mari são indícios do grande interesse na troca de escritas.

Carta no Carnaval

No Carnaval de 2004, no Rio de Janeiro, a escola Porto da Pedra contou a história da correspondência na Sapucaí. A escola de samba Unidos do Porto da Pedra entrou na avenida trazendo em seu enredo a história da correspondência contada no samba "Sou Tigre, sou Porto, da Pedra à Internet Mensageiro na História da Vida do Leva-e-Traz".

O tema, criado por Jorge Remédio, Paulinho Freitas e Luiz Pessanha e interpretado por Preto Jóia, abordou a importância da correspondência para a sociedade. Dos meios primitivos até a internet, a escola mostrou que a correspondência ajudou a perpetuar a história da humanidade.

2 comentários: