sábado, 17 de abril de 2010

Toniquinho JK

O advogado Antônio Soares Neto, 84 anos, é o famoso “Toniquinho JK”. Entusiasmado com os 50 de Brasília, Toniquinho participou de uma solenidade dia 16 de abril, no Memorial JK, em homenagem aos pioneiros e atendeu o pedido de inúmeras entrevistas. Voltar à Brasília, no aniversário de meio século da capital, é para o advogado “um momento de grande emoção”. Centenas de crianças visitaram o Memorial JK nesse dia e fizeram fila para conhecer o famoso “vovô”.

Toniquinho diz sentir-se gratificado com a construção de Brasília, já que a pergunta que deu origem à obra foi feita por ele em 1955, aos 29 anos. “Tudo começou em Jataí (GO), desde Tiradentes a capital do Brasil deveria ser interiorizada”, lembrou e, em seguida, acrescentou: “que o espírito de JK prevaleça e ilumine nosso povo”. Toniquinho adotou as iniciais “JK” até em seu endereço eletrônico, é como uma marca.

A pergunta

A história da construção de Brasília começou em 1955 com um telegrama de Juscelino Kubitschek, em campanha para a presidência da República, enviado a Serafim de Carvalho, seu amigo. Ele abriu o envelope e compartilhou a notícia com Luziano Ferreira de Carvalho, o prefeito da goiana Jataí, e seu primo Antônio Soares Neto, o Toniquinho, que muitos anos depois viria a assinar “Toniquinho JK”.

Juscelino, governador de Minas, avisava que: em uma semana estaria desembarcando em Jataí. Que organizassem tudo. Era ali, no interior de Goiás, que começaria sua campanha.

Nessa época, Jataí tinha 10 mil habitantes. Todos trabalharam com afinco para recepcionar Juscelino. O prefeito decretou feriado municipal. Ele também era do Partido Social Democrata (PSD), o mesmo de JK.  Toniquinho auxiliou nas preparações. Foi montado um palanque na Praça Tenente Omar Menezes. Aos 29 anos, Toniqunho trabalhava vendendo seguros e estudava para ser tabelião em Goiânia. Gostava de ler a Constituição. No dia 4 de abril, uma segunda-feira, ele acordou cedo e foi garantir seu lugar no comício de JK.

Juscelino Kubitschek fez seu discurso em cima da carroceria de um caminhão estragado. Fez uma analogia de suas palavras com o Sermão da Montanha. Aplausos. Jurou respeitar a Constituição. Tinha um enorme compromisso com a Constituição, repetia. Toniquinho aproveitou o momento, levantou a mão, e fez a famosa pergunta:

 “Se eleito for, o senhor irá transferir a capital para o Planalto Central, como prevê a Constituição?”

Silêncio. Juscelino tinha jurado cumprir a Constituição. A pergunta era difícil, mas oportuna. E JK respondeu que, com as graças e a bênção de Deus, iria cumprir a Constituição e transferir a capital para o Planalto Central”.

Saiba mais

8 comentários:

  1. Quanta bobagem, coisa de caipiras mesmo, comemorar uma idiotice monumental, nada foi mais idiota que mudar a capital da cidade maravilhosa, cartão de visitas do brasil, que o mundo conhece e admira, para um pedaço de deserto perdido no mundo.É lamentável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cala boca filha da egua ,sem cultura jegue num teve aula de historia

      Excluir
  2. Que ridículo, a "idiotice monumetal" é a capital do seu país, imbecíl! E o Rio de Janeiro? Ah sim, é lindo. Não mais que Brasília, mas é bem bonitinho. De qualquer forma, eu prefiro ficar numa cidade de "caipira" e num "pedaço de deserto perdido no mundo" do que ser assaltada, assassinada, estuprada, e por aí vai... Lamentáveis são os cariocassss "maravilhosos" que num tem o mínimo de respeito pelo próprio país. Um bando de arrogantes e ignorantes que se acham o máximo e só olham para o próprio umbigo. E se a capital foi trasferida da "cidade maravilhosa" pro interior é porque era o melhor a ser feito. Supera isso.

    ResponderExcluir
  3. É uma pena que uma pessoa coloque sua opinião de forma tao ignorante... Antes de qualquer coisa é preciso avaliar os beneficios dados ao Brasil por meio de Brasilia. Em uma análise custo-beneficio, Brasilia mesmo com os gastos dependentes do capital externo significou a integração nacional resultando na redistribuição de recursos,movimentando os Estados. No ambito internacional representou a capacidade brasileira em reorganizar-se criando base para ser possivel uma reinserção nacional no cenario mundial, além da inovação com as belas formas que passaram a ser modelo de modernidade em todo o mundo.
    Tudo isso teve um papel importante no imaginario nacional, JK tomou Brasilia como um sonho pessoal e fortaleceu a ideia de superação no povo brasileiro que passou a ver nesse estadista, que a pobreza nao era imutavel.
    Portanto nao é nada lamentavel comemorar os 50 anos dessa cidade que nasceu dando tamanha contribuição para um Brasil melhor para todos os brasileiros.

    ResponderExcluir
  4. os cariocass ainda exstao cursxtindo dorss de cotovelo porsx terss persdido honra de serss centro do paixx

    ResponderExcluir
  5. Não importa onde é exatamente é a capital de nosso país, mas sim a competências com a qual ele é administrado.

    ResponderExcluir
  6. Um grande Abraço para meu amigo e colega Dr. Toniquinho "JK". JOSÉ CARLOS ROSA, de Jataí/GO

    ResponderExcluir
  7. gente para trabalho pfv qual foi a importância desse discurso pfv !!!!

    ResponderExcluir