sábado, 19 de junho de 2010

Candango ou brasiliense?

Quem nasce em Brasília é o que?

Você decide qual gentílico adotar. Mas há uma regrinha. Atualmente, apenas os mais antigos, filhos e netos dos operários pioneiros, se intitulam candangos. Quem não tem esta origem prefere se declarar brasiliense.

Candango tem apelo emotivo mais forte e origem idem. O presidente Juscelino Kubitschek, em entrevista ao jornal diário Carioca, disse preferir a expressão “candango”. E explicou: “candango é o avesso da triste aparência de um inválido abatido com que Euclides da Cunha retratou o sertanejo, e vocês não o encontrarão no companheiro candango, a quem devemos Brasília”.

Em dicionário de língua portuguesa a palavra “candango” apareceu pela primeira vez em 1899, em versão de Cândido de Figueiredo. Designava o nome que os descendentes de africanos davam aos portugueses, originário da língua quimbundo, significando alguém desprezível e de mau gosto. Com o tempo, os portugueses apropriaram-se da expressão e com ela passaram a se referir a índios, mestiços e negros.

O monumento de Bruno Giorgi, Os Candangos, primeiramente recebeu o nome de Os Guerreiros e foi construído para homenagear os 60 mil trabalhadores que construíram Brasília.

4 comentários:

  1. Legal. Gostei da explicação. Cartas de Brasília presta um serviço de reforço ao conhecimento da nossa língua pátria.

    ResponderExcluir
  2. oí sou da argentina tenho uma música do brasil que gósto muito que fal da cidade apital brasília..na primeira parte diz...sou candango y calango..e beija-flor..óque é o que quer dizer?porfavor pode me-explicar?muito abrigado amigos do brasil..suo walter tó estudando portugués cá na argentina

    ResponderExcluir
  3. sou candango calango e baeija-flor traçando um destino ainda criança á luz da alvorada anuncía brasília capital da esperança...dádivas o criador concedeu fez brotar num sonho dívinal o maís precioso cristal..lágrimas facinante foi á íra de tup diz a lenda que o mito goías nasceu o brilho em jaci vem do olhar prá sempre reflextido em suas ásguas a força que fluiu desse amor é paranoá..está muito boa ritmo que tem..te amo demaís brasil aguante argentina

    ResponderExcluir