terça-feira, 13 de julho de 2010

Brasil e mundo acelerados no período JK

Em 1956, o Brasil viu nascer a obra musical de Vinícius de Morais e Antônio Carlos Jobim, em Orfeu da Conceição. Um ano depois, em novembro, foi criada a Comissão Nacional de Energia Nuclear.

A produção do Fusca no Brasil abriu o ano de 1958 e a Universidade de São Paulo instalou o primeiro reator nuclear da América Latina. Destacaram-se, ainda nesse ano, a proclamação da república em seis países no espaço de cinco dias – Mali, Mauritânia, Senegal, Chade, Gabão e Congo - e a conquista da primeira Copa do Mundo de Futebol pela Seleção Brasileira, na Suécia.

No primeiro dia de 1959, vitória dos revolucionários cubanos liderados por Fidel Castro. Em maio, foi fundado o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Em junho, Cuba e Estados Unidos rompem relações diplomáticas e é firmado o acordo nuclear URSS/China.

Em 17 de novembro, morre no Brasil o compositor Heitor Villa Lobos. Com a transferência da capital do País para Brasília em abril de1960, a cidade do Rio de Janeiro passou a constituir o estado de Guanabara. Nesse ano foi autorizada a venda no Brasil da pílula anticoncepcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário