domingo, 15 de agosto de 2010

Documentos inéditos e inacreditáveis

Mais uma semana de muitos preparativos para organizar a exposição Cartas de Brasília. Estamos revisitando muita gente que foi entrevistada no ano passado e no início deste para recolher documentos originais. Tem coisa que nem lembrávamos mais.


É o caso da carteira de identidade da engenheira Veridiana Bragança da Silva, nascida em uma fazenda próxima de Planaltina em 18 de julho1937. Apesar de Brasília ter sido inaugurada em 21 de abril de 1960, a identidade de Veridiana registra que ela é natural da capital do Brasil. Ou seja: nasceu numa cidade que ainda não existia!

Outra relíquia que a engenheira nos entregou é a Carteira do Trabalho, com o contrato de professora assinado no dia 23 de abril de 1960 pela Comissão de Administração do Sistema Educacional de Brasília (Caseb). E tem muito mais, tudo disponível ao público a partir de outubro no Museu da Memória Candanga, no Núcleo Bandeirante.

No computador, Isabella trata as peças que serão expostas e que também estão sendo fotografadas. A caixa branca guarda as relíquias dos pioneiros, nosso tesouro. No destaque, sobre a caixa, o álbum do então bebê Marcello Varella escrito por sua mãe em 1934.

Nenhum comentário:

Postar um comentário