sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Cartas dos namorados Fernando e Ondina

E a história do Coronel Antônio Barbosa de Paula Serra e Maria Auxiliadora Bezerra Serra

Contamos aqui hoje uma linda história de amor registrada em cartas.
Nos anos 30, o mineiro Fernando Sebastião Pereira de Faria era estudante de Direito na UFRJ. Em Muzambinho (MG), ficou a namorada Maria Ondina de Magalhães Cabral. Inúmeras cartas e telegramas nutriram o amor do casal até que o casamento fosse realizado em janeiro de 1939. Foram cinco anos de farta troca de correspondência. Quem nos ajuda no resgate desta história é a neta do casal, a jornalista Marília Serra, com quem o blog conversou.

Em carta endereçada ao tio Mário Faria, o recém-formado Fernando pede que ele o represente no pedido de casamento à família da noiva Maria Ondina. O que foi feito. Em outra carta, a noiva reafirma seu compromisso e garante que seguirá o noivo para qualquer lugar que ele escolher.

E foi assim que chegaram a Brasília em 1960, com Fernando representando a Companhia Vale do São Francisco. Mas ele voltou sua atenção para o Planalto Central um pouco antes, em 56, como avaliador da Comissão Demarcatória do Distrito Federal. Fernando faleceu em 2001, aos 89 anos, e sua esposa recentemente, dia 1° de setembro, aos 93 anos de idade.

Marília lembra que o avô ficou conhecido como “Pai do Cinema de Brasília”. Nos anos 60, Fernando projetava filmes na empena do prédio em que morava, na quadra 108 Sul. Eram películas sobre a construção da cidade e também alguns documentários que conseguia nas embaixadas. Ele também ganhou outro título: “Rei do Presépio”, por armar na sala do apartamento grandes presépios natalinos. “Tinha até laguinho com água de verdade”, recorda Marília.

Avô militar

O pai de Marília, arquiteto Trajano, filho do casal Fernando e Maria Ondina, casou com Vânia, advogada, filha do Coronel Antônio Barbosa de Paula Serra e Maria Auxiliadora Bezerra Serra. Antônio, natural do Ceará, conheceu a futura esposa quando ela estava com 15 anos, em Natal (RN). O casamento aconteceu quando ela completou 16, em janeiro de 1945. Além de Vânia, tiveram a filha Laís. Em julho de 1960 a família chegou à Brasília.

O pai de Marília, arquiteto Trajano, filho do casal Fernando e Maria Ondina, casou com Vania, advogada, filha do Coronel Antônio Barbosa de Paula Serra e de Maria Auxiliadora Bezerra Serra. Antônio Serra, natural do Ceará, conheceu a futura esposa quando ela estava com 15 anos, em Natal (RN). O casamento aconteceu quando ela completou 16, em janeiro de 1945. Além de Vania, tiveram a filha Lais. Em julho de 1960, a família chegou a Brasília. Abaixo, Marília, a avó Maria Auxiliadora e a tia Laís; sobre o piano as fotos de Maria Auxiliadora e Antônio na juventude.


A esposa Maria Auxiliadora recorda que o primeiro apartamento da família ficava na quadra 106 Sul, depois mudou para o Lago Sul. Foi nessa época que aconteceu “a revolução de 64” e o Coronel quase foi preso por apoiar um movimento contra o fechamento do Congresso. O Coronel exerceu vários cargos em Brasília, entre os quais o de chefe do Departamento Federal de Segurança Pública (Polícia Federal). O Coronel Serra faleceu em 2000, aos 83 anos. O diário de sua carreira militar, chamado “Anotações”, registra toda a sua vida no Exército.

Um comentário:

  1. gostaria de enviar um pedido de informacoes, a respeito de materia do blog. Nao localizei endereco de email. Por favor, me contacte em meu email.

    ResponderExcluir