segunda-feira, 1 de março de 2010

A comunista Dalvinha ajusta a contabilidade de JK

Dalva Nascimento, a Dalvinha, também apelidada Pretinha, tem 91 anos de idade e é militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Segundo a própria, é comunista desde os 15 anos quando descobriu a doutrina ao ler escondida livros que questionavam a propriedade da terra. Ativa, participa das reuniões do PCB no diretório localizado no edifício Venâncio V, no centro de Brasília.

Nascida em Prata, interior de Minas Gerais, mudou para Uberlândia, onde cursou o ensino médio em escola particular com bolsa paga pela Maçonaria. Boa aluna, também conseguiu ajuda para ingressar na faculdade de Contabilidade e se tornou uma “guarda-livros”, como gosta de ser chamada.

Dalvinha chegou em Brasília no dia 26 de julho de 1960. Mas bem antes disto já trabalhava com o presidente da República Juscelino Kubitschek. Funcionária da contabilidade da Metalúrgica Irmãos Crosara, gerenciada por Plínio Crosara, simpatizante do PSD- partido do presidente JK, Dalva foi organizar as contas do diretório local atendendo pedido de Antônio Thomas Rezende Filho, o Toninho, amigo de seu patrão.

Dalva trabalhou tanto e tão bem que recebeu os cumprimentos do próprio JK que a convidou para mudar para Brasília. Ela resistiu. Mas, em 1960, Toninho se tornara um grande empresário na nova capital e enviou uma carta pedindo a ajuda da contadora de confiança. Dalva veio, depois trouxe a irmã Filhinha e a filha adotiva Nazira. A carta de duas laudas, com 50 anos e amarelada pelo tempo, está guardada até hoje.

A contadora morou em quarto alugado, depois mudou para um apartamento e mais tarde comprou uma casa no Guará 1, onde vive até hoje com Filhinha, 93 anos, a filha, o neto Rafael e a cachorrinha Sissy. Apesar de ter sofrido um AVS em 2009, não perdeu o dinamismo e com o auxílio de uma bengala percorre as ruas do Guará, onde conhece todo mundo e ouve cumprimentos carinhosos por onde passa. A comunista continua guerreira, conseguiu enganar até o AVS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário