sábado, 14 de novembro de 2009

Abadia guarda objetos em lojas


Maria de Lourdes Abadia fala do pai com orgulho. Foi ideia dele deixar Bela Vista (GO), em 1957, para participar da construção da nova capital. Abadia exibe a carta do presidente Juscelino Kubitschek endereçada ao seu pai cumprimentando pelo trabalho feito nos jardins do Palácio da Alvorada e a medalha que recebeu. Nesse tempo, ela e os irmãos ficaram em Goiás com a mãe, Geni Bonifácio Borges, viriam um pouco depois.

Como estudante da UnB, Abadia participou do grupo de pesquisadoras que cadastrava as famílias que seriam removidas de áreas invadidas para Ceilândia. E foi assim que acabou assumindo o Centro de Desenvolvimento Social e, mais tarde, seria a primeira mulher a assumir a administração da regional.

Cartas não faltam na vida de Abadia, mostra várias e promete mais. Tem duas lojas alugadas na W3 Sul com objetos de toda ordem que guardou ao longo da vida e que pretende selecionar, catalogar e expor. São planos para o futuro.

Entre os guardados, uma antiga boneca de pano que recebeu da então primeira dama Maria Tereza Goulart, esposa do presidente da República João Goulart, o Jango, às vésperas do Natal. “Eu já era uma moça, mas não resisti e peguei o brinquedo”, recorda Abadia com a boneca no colo (foto de Paula Sholl ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário