sábado, 14 de novembro de 2009

A pioneira Maria de Lourdes Abadia: do barraco para o palácio


A filha de Eduardo Borges de Oliveira, jardineiro, gramador oficial do Palácio da Alvorada, inaugurado no dia 30 de junho de 1958, é Maria de Lourdes Abadia, ex-deputada federal constituinte, ex-deputada distrital, ex-secretária de Turismo, ex-vice-governadora e ex-governadora do Distrito Federal.

Com tantos cargos importantes, pouca gente sabe que Abadia também é candanga e que morou em um barraco perto do Beco do Cacete, no Núcleo Bandeirante, e em outro em Taguatinga. Nessa época, ela dava aulas em uma escola da Praça do Bicalho, trabalhava e cursava Serviço Social na UnB. Não tinha tempo para nada, nem para almoçar. Durante três anos sua refeição ao meio dia se resumiu a dois ovos cozidos preparados pela servente da escola.

Ela também trabalhou como alfabetizadora de adultos do Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização) e utilizava o método do educador Paulo Freyre, considerado “subversivo” nos tempos da ditadura. “Nós usávamos um projetor de slides para mostrar as letras e como se formavam as palavras. A polícia política achava que o projetor era uma máquina comunista e pediu que os alfabetizadores a entregassem”. Ela não entregou e mostra para os leitores do blog o projetor de slides russo (foto de Paula Sholl).

Um comentário:

  1. cade suas propostas,isso se vc tem alguma que vai tirar o pais da merda que ele estar.

    ResponderExcluir