segunda-feira, 15 de março de 2010

A Catedral na prancheta de Carlos Magalhães

O arquiteto Milton Ramos mandou uma carta para o recém-formado Carlos Magalhães informando que estava contratando profissionais qualificados para trabalhar na construção de Brasília. Iniciava a formação da equipe do Departamento de Edificações e José Lafaiete Silvino do Prado era o responsável pelo setor de Recursos Humanos. No dia 18 de maio de 1959 Magalhães desembarcou na nova capital. Natural de Alagoas, o jovem arquiteto diplomou-se na Escola Nacional de Arquitetura, no Rio de Janeiro.


Segundo Magalhães, “Brasília estabeleceu meu caminho. Eu era um garoto da praia, um caiçara, e assimilei as lições de Oscar Niemeyer, Joaquim Cardozo- engenheiro de cálculo, e de Israel Pinheiro. Brasília não me deve nada. Sou eu quem devo a ela.”

O jovem arquiteto foi contratado pela Novacap e começou a trabalhar como supervisor de obras. Entre as obras que acompanhou constam o Hospital Distrital, o Cine Brasília e a Escola Classe da 308 Sul. Logo Carlos Magalhães se tornaria chefe da Terceira Divisão de Obras, setor responsável pela construção de diversos prédios, incluindo os de Saúde e Educação, e que também ficou responsável pela Catedral e pela Imprensa Nacional.

Sua mais importante missão foi acompanhar as obras da Catedral de Brasília, o que envolvia cálculos complexos, como os das 16 colunas delgadas que se afastam na base e se aproximam na subida ao céu. “A Catedral me deixou sem dormir. Às vezes pegava o jipe e ia lá à meia-noite conferir uma ferragem”, relembra.

Logo após o golpe militar de 1964, o arquiteto foi preso. Ficou dois dias na cadeia. Intercedeu a seu favor o o arcebispo de Brasília, D. Newton. “Acho que fui preso porque fazia parte do Conselho da Associação dos Servidores da Novacap”, especula Magalhães. Por obra do destino, 15 anos depois desse episódio, Magalhães foi contratado para ser o arquiteto responsável pela construção do QG do Exército, conhecido como “forte apache”.

Magalhães chegou em Brasília solteiro mas logo casou com Ana Maria, filha de Oscar Niemayer, com quem teve dois filhos. O filho Carlos Oscar trabalha como avô famoso no escritório do Rio de Janeiro. Magalhães está solteiro.

2 comentários:

  1. Boa tarde! Muito bacana seu bolg! Precisava do seu email para entrar em contato! Fico aguardando, att. Bruna.

    ResponderExcluir
  2. Bruna, vc pode entrar em contato pelo blog mesmo ou enviando mensagem para:
    marturcato@gmail.com
    um abraço

    ResponderExcluir