terça-feira, 17 de agosto de 2010

Com a palavra a engenheira Veridiana

A engenheira Veridiana Bragança da Silva telefonou pedindo a carteira de identidade que havia emprestado dias antes para a exposição Cartas de Brasília, perdera os documentos, precisava daquele que havia restado. Entregue a carteira, ele fez questão de explicar ao blog que nasceu na Fazenda Soihem de Baixo, perto da atual Reserva Biológica de Águas Emendadas, em 1937.

A família mudaria anos depois para Planaltina, então um vilarejo com três ruas, que fazia parte do município de São João da Aliança, em Goiás. Com a construção de Brasília e a inauguração da cidade, houve dúvida a respeito de como registrar o local de nascimento de Veridiana, porque Planaltina ainda não era uma cidade do Distrito Federal e, de fato, ela não havia nascido em São João da Aliança. Então foi decidido que a cidade seria Brasília. E assim foi feito.


Sempre à frente de seu tempo, Veridiana cursou Magistério na escola das freiras francesas, em Formosa. Recebeu o diploma em 1956. Na ilustração acima, a carteira de trabalho de Veridiana, com o contrato de professora assinado em 23 de abril de 1960.

Clique aqui para saber mais sobre a engenheira

Um comentário:

  1. Olá, Márcia. A entrevista dada ao Painel Brasil TV já se encontra no site - http://www.painelbrasiltv.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=619:cartas-de-brasilia&catid=58:recentes&Itemid=568

    Não há o link embebed, mas qualquer coisa entre em contato. Ficou ótima, parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir