quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Relatório Belcher registra o clima no futuro DF

O Relatório Técnico sobre a Nova Capital da República, conhecido como Relatório Belcher, começou a ser preparado em 1954, quando foi contratada a empresa norte-americana Donald J. Belcher Associates, que ficou encarregada dos serviços de engenharia necessários à definição precisa do sítio do Distrito Federal.

Na página 165 do Relatório, o item “Clima”, reporta a seguinte observação:

“O clima afeta os solos de várias maneiras, em geral, como atenuando as influências da rocha matriz e do relevo, mas algumas vezes sendo definitivamente subjugado por esses muitos fatores locais. Climas mornos e úmidos tendem, em geral, a produzir solos de cor avermelhada provenientes de muitas espécies de rochas. Entretanto, devido às influências de outros fatores, em particular associação com o clima produzem-se, muitas vezes, solos castanhos, amarelos ou pretos, às vezes com características diferentes. Uma alta precipitação favorece o desenvolvimento de solos ácidos lixiviados. O clima afeta muito diretamente a espécie de vegetação embora aqui, novamente, se um ou mais dos outros fatores exercerem influência muito forte, a vegetação local refletirá esta influência em detalhe”.

Naquela época, para a região de Formosa, a mais próxima do DF, o Relatório registrou uma precipitação pluviométrica média anual de 192.2 mm. Choveu em todos os meses do ano. Inclusive nos que são considerados atualmente como “secos”: em maio a precipitação foi de 207.5 mm, em junho de 82.5 mm, em julho de 5.0 mm e em agosto de 22.5.

Com a mudança climática, que provoca aumento de temperatura e escassez de chuvas, Brasília passou a ter meses totalmente secos.

2 comentários:

  1. bem interessante essa análise sobre clima. as mudanças climáticas estão acontecendo em ritmo muito acelarado, no mesmo ritmo da mudança da paisagem do nosso planeta.

    ResponderExcluir
  2. 5mm de precipitação é desprezível... nesse ano observado não choveu em julho.

    ResponderExcluir