domingo, 25 de outubro de 2009

Seu Waldyr é o “cara da draga”

O contador Waldyr Barreto, 86 anos, é conhecido entre os pioneiros como “o homem da draga”. Nascido em São José do Barreira (SP) e criado em Juiz de Fora (MG), ele chegou na futura capital do Brasil em 1957. Estava casado com Paulina, a Paula, e tinha dois filhos: Carlos Alberto (casado com Glicínia, genro de D. Celita) e Maria Lúcia, depois vieram Maria Thereza, Maria Beatriz e Flávia Maria.

Maria Thereza nasceu no mesmo dia em que a família recebeu a notícia da morte de seu Waldyr. Era um engano, é claro. Ele escapou de um acidente com o Jeep Willys em que viajava com um colega. O utilitário bateu em um caminhão- que não parou para ajudar, e eles foram jogados para fora da estrada. O colega morreu. “Eu pedi a Deus e sobrevivi”, recorda Waldyr, que esperou por socorro por mais de 10 horas.

A draga puxava areia do leito do rio Corumbá, no caminho que vai para Unaí (MG). “Me disseram que o melhor negócio do mundo era vender areia para a construção de Brasília, então eu instalei a draga”, conta Waldyr, que não ficou rico com o negócio. Aposentado como autônomo, mora com duas filhas em uma casa da 709 Sul desde 1974.

Naquele tempo, o trajeto do rio Corumbá até a proximidade do Catetinho, onde o motorista do caminhão recebia instrução de onde deveria descarregar a areia, levava cinco horas. “Toda a barragem do Paranoá foi feito com areia, cascalho do campo e cascalho rolado que eu trouxe do rio Corumbá”, avisa o pioneiro.

Um comentário:

  1. O Sr. Waldyr é uma daquelas pessoas fantásticas e cativantes, que fazem todos felizes à sua volta! Parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir