quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Anotações do padre Raimundo, salesiano


O Colégio Dom Bosco foi a primeira instituição de ensino a se instalar em Brasília. Foi em 1958, no Núcleo Bandeirante. Em 1960, o colégio foi transferido para a área nobre da cidade, a avenida W3 Sul, no Plano Piloto, com inauguração festiva no dia 30 de agosto. O blog fez uma consulta ao Centro Salesiano de Documentação e Pesquisa (CSDP), em Barbacena (MG), sobre a existência de registros sobre os primeiros anos do Colégio Dom Bosco.

Em uma semana recebemos a resposta. Por e-mail chegaram cartas datilografadas, e escaneadas pelo CSDP, com registros feitos pelo padre Raimundo do Nascimento Teixeira, um pioneiro.

Em dezembro de 1957, o padre recebeu a missão de instalar o Colégio Dom Bosco em Brasília, cidade ainda em construção. No dia seis de fevereiro de 1958 ele desembarcou. Chovia muito, como até hoje acontece em todo o mês de fevereiro na capital federal. O colégio era uma pequena sala. Não havia acomodações. O padre dormiu no chão, embrulhado na batina. Suas primeiras compras na nova terra foram uma bicicleta, uma cama e um filtro.

Em março, as aulas iniciaram. A primeira aluna matriculada foi Lucy Natália Kanyó, filha de um engenheiro da construtora Nacional.  Os livros didáticos chegavam pelo Correio, que funcionava no Núcleo Bandeirante. Com a bicicleta, padre Raimundo levava os livros para a escola e também alimentos, cadeiras, mesas...

4 comentários:

  1. Estudei no Colégio Dom Bosco e tive a oportunidade conviver e ser aluno do Padre Raimundo, que lecionava História e Geografia. De 1964 a 1969 aprendi com os salesianos e com o Padre Raimundo em particular alguma lições de vida como a solidariedade humana.
    Foi um grande e rico período da minha vida.
    Valeu a pena.

    ResponderExcluir
  2. Estudei nesse colegio em 1958. Morava no Núcleo Bandeirante. Meus pais se mudaram para Taguatinga e eu fiquei sem meios para frequentar. Naquela época não existia nenhuma forma de transportes. Por esse motivo, falaram com meus pais e eu fiquei morando no colégio com as Freiras e mais quatro garotas, drante um ano. Aprendi muito, até a ajudar missa respondendo em latim. Não posso deixar de mencionar que o professor de matemática era o saudoso Padre Roque. O diretor era Padre Raimundo Teixeira. Saudades daquela Brasília quase toda de tábuas, inclusive o colégio.

    ResponderExcluir
  3. Estudei nesse colegio em 1958. Morava no Núcleo Bandeirante. Meus pais se mudaram para Taguatinga e eu fiquei sem meios para frequentar. Naquela época não existia nenhuma forma de transportes. Por esse motivo, falaram com meus pais e eu fiquei morando no colégio com as Freiras e mais quatro garotas, drante um ano. Aprendi muito, até a ajudar missa respondendo em latim. Não posso deixar de mencionar que o professor de matemática era o saudoso Padre Roque. O diretor era Padre Raimundo Teixeira. Saudades daquela Brasília quase toda de tábuas, inclusive o colégio.

    ResponderExcluir
  4. Padre Marreco era o seu (dele) apelido. Uma das melhores pessoas que conheci em toda minha vida. Estudei no Dom Bosco de 1972 a 1975. Além disso o Padre Marreco celebrava a Missa das 19:00hs no Santuário Dom Bosco e eu era o coroinha. Deus o tem, com certeza.

    ResponderExcluir