sábado, 19 de setembro de 2009

O título eleitoral de Niemeyer é de Brasília


O jornalista Silvestre Gorgulho abriu uma antiga pasta estilo 007 e de dentro dela tirou relíquias em sépia. Cartas manuscritas e outras datilografadas do arquiteto de Brasília, Oscar Niemeyer. Numa delas, que reproduzimos logo abaixo, Niemeyer agradece e rejeita a festa de aniversário que estava sendo preparada para ele pelo amigo José Aparecido, então governador do Distrito Federal. O arquiteto faria 79 anos naquele dezembro de 1987. Estará com 102 no final desse ano de 2009.

Silvestre, mineiro de São Lourenço, atual Secretário de Cultura do governo do Distrito Federal, querido amigo que criou o jornal mensal Folha do Meio Ambiente, tem mais correspondências na sua 007: cartas de Henfil e desenhos do próprio, cartão de Natal de dona Sarah, bilhetes de Niemeyer e um documento confirmando a transferência do título eleitoral de Oscar Niemeyer do Rio de Janeiro para Brasília.

O Serviço Público Eleitoral do Distrito Federal, no protocolo número 4818, informa que o novo título é da Zona 653 e que o domicílio do arquiteto fica na QI 5, conjunto 19, casa 7, no Lago Sul. A casa fica na mesma rua das embaixadas da Argélia e de Camarões. O documento é de 14 de novembro de 1985. A transferência do título de Niemeyer fazia parte da estratégia de lançá-lo candidato a deputado federal ou senador por Brasília. O projeto não foi adiante e Niemeyer nunca buscou o título.

Um comentário:

  1. Histórias interessantes que ajudam a recontar Brasília. Parabéns pela iniciativa.

    Heleno

    ResponderExcluir